Sim Pro Samba sorteará ingressos de Guimbaustrilho, com Nei Lopes


Serão 15 ingressos (7 pares e +1) grátis

O Sim Pro Samba sorteará, nessa sexta-feira (13/12) a partir das 17h30, ingressos para seu público poder assistir no sábado (14/12), às 19h, Guimbaustrilho - O Rio sobre Trilhos, com Nei Lopes.
O espetáculo acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, na Avenida Primeiro de Março, 66, no Centro do Rio.
Segundo a produtora cultural Ana Luisa Lima, o livro "Guimbaustrilho e outros mistérios suburbanos", de Nei Lopes, a inspirou a criar o projeto O Rio sobre Trilhos, que vai reunir o escritor e compositor e grandes sambistas - Marquinhos de Oswaldo Cruz, Zé Katimba e Ana Costa. André Paes Leme assume a direção cênica e Luís Filipe de Lima a direção musical.
O espetáculo promove viagens musicais e literárias, com causos e canções do repertório de Nei, em viagens musicais que partem da Central do Brasil a Deodoro, Santa Cruz, Saracuruna, Paracambi e Belford Roxo.

O compositor e escritor Nei Lopes

Homenagem a Zuzuca do Salgueiro: Pega no Ganzê!

As atrações não param! O Sim Pro Samba também vai homenagear, nessa sexta-feira 13, o compositor Zuzuca do Salgueiro, autor do samba enredo campeão de 1971 do Carnaval do Rio: "Festa Para Um Rei Negro" (Pega no Ganzê! Pega no Ganzá!).
Na ocasião, Zuzuca cantará suas composições de sucesso, como "Vem Chegando a Madrugada". Esta foi gravada na década de 60 pela Divina Elizete Cardoso e por Jair Rodrigues.
Adil de Paula, o Zuzuca do Salgueiro 
Também não faltará "Festa Para Um Rei Negro", que com seu forte e popular refrão: "...Pega no ganzê, pega no ganzá", é cantado não só no Brasil, porém no mundo todo.
Importante frisar que Zuzuca, em 1975 com o parceiro Velha, ao lado de Wilson Moreira, Casquinha, Hélio Nascimento, Anézio e Candeia, participou do LP "Partido em 5 volume 2" (Um clássico), no qual interpretou "Gato escaldado tem medo de água fria" (Velha e Zuzuca).
O compositor Luis Lula Dias cantará um samba que fez para eternizar o bamba do Salgueiro: "O Samba na Veia Não Secou".
Clique na bandeira do Salgueiro para ouvir Festa Para Um Rei Negro, versão de 1971

Lançamento de dois livros

O Sim Pro samba dessa sexta-feira será muito especial mesmo, pois receberá os lançamentos de dois livros: O Movimento Negro e As Eleições, dos professores Amauri Mendes e Yedo Ferreira; e O Mantra, do vice-presidente do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio), Afonso Celso. Os livros serão lançados, a partir das 17h30. É na Praça do Professor (Pedro Lessa, em frente do nº 35, no Centro).
A pesquisa, o texto e a intenção da publicação nos finais de 1982 visavam alertar a militância do Movimento Negro para as modificações na situação política e a institucional e as armadilhas postas à luta contra o racismo. Essas reflexões serão úteis agora?
O Livro O Mantra fala da barra que é ser professor no Brasil de hoje.
Para levar uma roda de samba com tanta responsa, só o Grupo Nabêra. Repertório maravilhoso que não se vê ou que não  se ouve em outras rodas de samba do Rio.
Esse é o Som Pro Samba: O Samba dxs Professorxs.
#Então tá combinado: O Sim Pro Samba começa às 17h30 e termina às 23h30 para ninguém perder o Metrô. Sexta-feira 13 de muita cultura no centro do Rio!!!















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carnaval do Educa Que Liberta é dia 9 - sexta-feira: Vale Opinião - Carcará Pega Mata e Come!

É hojeeeeeeee -16/6/2023!!!! Sim Pro Samba a partir das 18h30!

Sim Pro Samba em homenagem ao Dia das Mulheres