Charge do Sim Pro Samba censurada pelo Facebook vira camisa


Charge de Paulo Freire vacinando Bolsonaro foi rejeitada

A rede social Facebook censurou, na última sexta-feira (19/2), às 0h, um anúncio que a diretoria do Sim Pro Samba queria turbinar para a divulgação da live realizada, neste mesmo dia, às 17h, pelo Canal do Sim Pro Samba, no YouTube.
O anúncio foi criado alguns dias antes da live. Para ilustrá-lo, está a charge de autoria do artista e chargista Vitor Vanes, em que apresenta o educador Paulo Freire vacinando o presidente Jair Bolsonaro com Educação.
A veiculação do anúncio não foi possível. O Facebook censurou.
Segundo os diretores do Sim Pro Samba, a censura ocorreu claramente porque a arte retrata bem o que é Bolsonaro e o que pensa.
Eles fazem tal afirmação, porque um primeiro anúncio de divulgação da mesma live já havia sido aprovado pelo Facebook. Nesse, a arte era apenas um banner constando a data do evento e com a logo do Sim Pro Samba.
"Foi censurado porque o desenho mostra que Bolsonaro é  um negacionista da vacina, quer reduzir a importância de Paulo Freire para a educação do Brasil e faz de tudo para atrapalhar a vacinação da população. São quase 250 mil mortos por Covid-19. Um absurdo!", explica Aislan Loyola, um dos produtores do Sim Pro Samba.
Para os produtores do projeto, a alegação do Facebook para a proibição do anúncio é dissimulada e bem padronizada:
"O anúncio não pode ser veiculado: edite-o ou confirme sua identidade. Exigimos que as pessoas façam a confirmação de identidade e criem um rótulo para veicular anúncios sobre temas sociais, eleições ou política.
Seu anúncio pode ter sido rejeitado caso mencione políticos ou temas sociais delicados que possam influenciar a opinião pública ou a decisão de voto das pessoas e que possam impactar no resultado de uma eleição ou de um projeto de lei.
Saiba mais sobre anúncios sobre temas sociais, eleições ou política no contexto do coronavírus (COVID-19)."


Segundo Aislan Loyola, a rede social ao tomar uma atitude dessa com o anúncio, que apenas divulgava a live sobre os 100 anos de Paulo Freire, cometeu um equívoco. A live foi criada para educar, informar e refletir. E dispara: "O Facebook já perdeu o bonde da história. Porque não proibiu, em 2018, as fake news compartilhadas para eleger esse capitão fascista?" Educa Que Liberta!

Só para sacanear a charge virou camisa

Quem quiser a camisa, basta entrar em contato com os produtores do evento pelo tel.: 982009981 (zap) ou email simprosamba@hotmail.com




#Primeira live, dia 5/2. Para assistir clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=k2sUuZYEchE&t=10034s








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carnaval do Educa Que Liberta é dia 9 - sexta-feira: Vale Opinião - Carcará Pega Mata e Come!

É hojeeeeeeee -16/6/2023!!!! Sim Pro Samba a partir das 18h30!

Sim Pro Samba em homenagem ao Dia das Mulheres